30/04/2010

Tecnicas do desenho ( como fazer um olho )

Basicamente, o olho é formado pelo globo ocular, onde na parte interna está a íris(estrutura que da cor aos olhos) e a pupila. E na parte externa as pálpebras e pestanas.

Como em todos esboços, usaremos linhas-guia e figuras geométricas.

-Primeiro faça um circulo, em seguida trace duas linhas uma na vertical e outra na horizontal, onde o encontro das duas se situa exatamente no centro do circulo.

-Em seguida trace mais duas linhas paralelas horizontalmente(as linhas pontilhadas), ambas com distancias proporcionais a linha do centro.Estas linhas serviram de base para faze a pálpebra superior e pálpebra inferior.

Obs: Repare que tanto na parte superior como na inferior o circulo fica um pouco fora da linha das pálpebras!

-Agora, desenhe a pupila (a bolinha preta do olho) no centro, e apague as linhas-guia, faça um traço em cima (a pestana), desenhe a sobrancelha e pronto!

Agora é só arte finalizar com algumas sombras.


Tipos de olhos:

1-Olho de criança:

Geralmente são olhos mais arredondados (as pálpebras são mais arredondadas), o olho é mais aberto e redondo, possui pouca sombra e a sobrancelha é menor. Geralmente possui mais brilho na íris.

2-Olho de idosos:

São olhos com bastante traços de expressão, portanto possuem muita sombra, a pálpebra inferior é mais caída, e possui algumas bolsas debaixo do olho.

3-Olho feminino fechado:

Sobrancelhas geralmente mais finas e alongadas, cílios alongados, sombra acima da pálpebra fechada, como se fosse maquiagem.

4-Olho estilo mangá:

Existem muitas formas de se desenhar olhos no estilo manga, este é um olho feminino no estilo um pouco mais shojo, no entanto existem olhos mais achatados e mais próximos da realidade dentro do estilo manga, variando de acordo com o estilo próprio do desenhista.