06/05/2010

tecnicas do desenho ( introdução ao oléo)



Durante muitos séculos o óleo foi a técnica mais utilizada em pintura. A tinta a óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para uso, embalada em tubos. Mas você pode adicionar óleo de linhaça ou terebintina e torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta mais brilho a tinta; o solvente, ao contrário, tende a torná-la opaca. Com a prática, você saberá exatamente quanto de cada material deve adicionar para obter o efeito desejado.
A grande vantagem da pintura a óleo é a flexibilidade, pois com a secagem lenta o pintor tem maior possibilidade de alterar e corrigir seu trabalho.
A preferência de muitos artistas pelo óleo talvez se dê em virtude de sua textura, que transmite um prazer todo especial. O ritmo das pinceladas, o contato do pincel com a tela e a formação das camadas de tinta proporcionam sensações muito agradáveis durante o trabalho. O óleo permite captar expressões e pequenos detalhes facilmente.

tecnicas do desenho ( tintas e pinceis )


Pincéis
Três ou quatro pincéis de boa qualidade são suficientes para quem está começando. Redondos, chatos e ovais chatos ou filbert (pincéis chatos com pontas ovaladas). Os pincéis de cerdas, feitos com pêlos de porco, são mais duros do que os de marta e absorvem mais tinta, por isso são melhores para espalhar a tinta em áreas maiores. Os pincéis de marta redondos são mais indicados para trabalhar os detalhes da pintura. Existem também os pincéis de pêlos artificiais, de náilon, resistentes e fáceis de limpar. São aceitáveis, porém se deformam com facilidade. Uma dica importante: Usar pincéis maiores e mais duros para as primeiras camadas e os menores e macios para finalizar a pintura.

Paletas
Qualquer superfície serve como paleta, desde que seja impermeável e uniforme. Se for uma superfície de plástico deve se tomar cuidado para não reagir com o solvente da tinta (terebintina). As paletas de madeira com orifício para o polegar são encontradas em várias formas e tamanhos. É bom experimentar a que melhor se ajuste a sua mão, a fim de não cansar o braço.
om relação à qualidade, há dois tipos de tinta: profissional e amador. A primeira
Tintas

em cor mais intensa e viva, pois a densidade do pigmento é maior, e também custa mais. A tinta destinada aos principiantes em geral vem com excesso de óleo ou misturada com outros materiais, como giz, e seus pigmentos são de qualidade inferior, por isso custa menos. Porém, essa qualidade é perfeitamente satisfatória. É melhor investir numa maior variedade de cores do que em tintas de qualidade superior. Dica importante: os materiais não passam de simples instrumentos para que as pessoas possam expressar sua criatividade. Grandes artistas produziram quadros famosos usando algumas pequenas combinações de cores.

tecnicas do desenho ( desenho a lápis)


Lápis 6B

Utilize lápis de grafite, encontrados em qualquer boa papelaria, para seus primeiros esboços. A dureza do grafite é indicada pelas letras H (duros) ou B (moles). Os mais duros fazem linhas finas, de um tom cinza mais claro, os mais moles linhas grossas e escuras. Comece com H, HB, B, 2B, 4B, 6B. Esses são suficientes para realizar qualquer trabalho. Faça as primeiras linhas (esboço) com os mais duros e o sombreamento (finalização) com os outros. A princípio convém usar somente o HB para treinar as formas e proporções.

tecnicas do desenho ( pintura com tinta acrílica)



O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água, possui uma secagem muito rápida, em oposição à tinta óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos a saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.
Sua praticidade, já que não depende de secantes, o diluente é a água, não é nociva ao pintor e seca rápido e a matriz cromática é ampla, a torna muito popular entre artistas contemporâneos.
Em técnicas mistas, acrílica e óleo ou acrílica e pastel, a tinta acrílica sempre é utilizada primeiro já que a as tintas oleosas fixam no acrílico mas o acrílico não fixa nas tintas com vetores oleosos.
Nas primeiras décadas do século XX surgem as tintas acrílicas como alternativas as tintas a óleo. A partir dos anos 40, foram muito usadas nos Estados Unidos e nos anos 60, se espalharam pela Europa. Hoje o mercado dessas tintas é enorme (não confundir com acrílico imobiliário). São apresentadas em tubos, iguais aos das tintas a óleo, e numa grande variedade de cores. Para trabalhar com esse tipo de tinta, o artista precisa recorrer a materiais adicionais como o médium acrílico (glicerina), que serve para diluir as tintas e retardar o processo de secagem. E também ao verniz acrílico, para dar à tela um acabamento brilhante e também para protegê-la.

tecnicas dos desenho ( noções de perspectiva)


Qualquer objeto comum serve de modelo para
os primeiros exercícios de perspectiva. Até mesmo um quadrado está subordinado as leis
e princípios que visam representar, de modo realista, os objetos e figuras geométricas no espaço. Para desenhar os lados do quadrado, você precisa traçar linhas convergentes, que irão terminar em um ponto de fuga (PF), como na figura 1; ou em dois pontos de fuga (PF), como na figura 2. Os pontos de fuga situam -se numa linha horizontal à altura dos olhos: a linha do horizonte (LH).

.
A primeira coisa a fazer quando se pretende um desenho em perspectiva é colocar a LH no papel, pois ela indica a altura da visão do desenhista ao focalizar o objeto.

Para entender como se processa a projeção em perspectiva de um círculo, comece pelo quadrado. a projeção em perspectiva de uma forma circular será uma outra, elíptica.


A elipse pode ser traçada a partir da projeção de quatro pontos da intersecção do círculo com o quadrado (A, B, C e D), suficientes para o traçado da elípse.
Para desenhar, por exemplo, um cálice ou um televisor, basta partir desses conceitos fundamentais.


...

.

tecnicas do desenho ( como fazer uma orelha)

Como o desenho do aparelho auditivo é um pouco difícil, muitos artistas preferem evitá-lo, costumam apenas esboçá-lo ou cobri-lo com cabelos. Porém, se você prestar atenção nas formas e nos detalhes do desenho acima, perceberá que não é tão difícil aprender as características da orelha.
O principal para um desenhista é a observação. Procure notar as diferentes curvas da orelha, a configuração do lobo inferior, a proporção entre a concha auditiva e o resto da cabeça.
A colocação básica da orelha fica entre a sobrancelha e a ponta do nariz.

tecnicas do desenho ( como fazer um nariz )


O nariz inicia-se na linha dos olhos (no meio da altura da cabeça. Para a construção do nariz convém primeiro esboçá-lo sobre um desenho com a forma geométrica de uma pirâmide com três faces, desse modo simplifica-se o desenho e criam-se condições de obter volume e características anatômicas. No desenho de um rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.

Conforme o ângulo usado para desenhar o nariz, convém salientar determinadas partes e atenuar os contornos de outras. Artistas experientes usam esse recurso para salientar o que interessa.


O nariz feminino deve ser desenhado com o máximo de cuidado, pois é uma das partes da anatomia que mais requer uma boa observação. Seu delineamento precisa ser mais leve, mais sugerido que evidente. Evite qualquer traço que pareça mais forte. A ligação do nariz com a boca também deve ser feita com esmero e curvas delicadas.

tecnicas do desenho ( figura humana - proporções)

Os esboços da figura humana são uma dos maiores desafios para os desenhistas principiantes, porém essa tarefa torna-se mais fácil com o uso das escalas de proporção: os cânones. Essas escalas permitem estabelecer todas as proporções do corpo e constituem a medida ideal para a figura humana. Atualmente é adotado o cânone grego, que subdivide o corpo em "oito cabeças".

A metade exata do corpo está na quarta divisão, que passa pela articulação superior da coxa (abaixo da bacia) e mostra que o comprimento do membro inferior (coxa, perna e pé) é igual ao do tronco mais o da cabeça e do pescoço. O comprimento da mão equivale ao da cabeça, e o do pé corresponde a metade do da perna.
Observe os pontos que correspondem às divisões do cânone: a primeira divisão acaba na ponta do queixo; a segunda, nos mamilos; a terceira, na cintura; a quarta, no púbis; a quinta, na coxa , acima do joelho; a sexta, na perna, pouco abaixo dos joelhos e também das mãos quando estão estendidas; a sétima, abaixo da barriga da perna; a oitava, sob a planta dos pés.

Observe as diferenças anatômicas do homem e da mulher. Na mulher o talhe estreita-se nos ombros e alarga-se nas cadeiras, a cintura é delgada, os músculos não se destacam e geralmente o talhe é menor que o masculino. No homem, essas características se invertem; os ombros são mais largos e as cadeiras mais estreitas, o esqueleto é maior e mais forte, o modelado apresenta relevos mais visíveis e os músculos aparecem com maior evidência.

tecnicas do desenho ( como fazer uma cabeça)


Para desenhar a cabeça, parte-se basicamente de uma forma oval dividida em três linhas horizontais, que determinam a posição dos olhos, nariz e boca; e uma vertical, que divide o rosto ao meio. Experimente riscar um ovo cozido. Movimentando o ovo você verá essas linhas em perspectiva.

Note que essa forma oval se modifica de acordo com as características de cada modelo. Depois de praticar os esboços acima, treine a colocação dos elementos em cabeças desenhadas sob vários ângulos.

Os olhos estão situados na metade da altura da cabeça e seu tamanho corresponde a quinta parte da largura do rosto. Entre os olhos há um espaco correspondente a outro olho. A base do nariz fica um pouco acima da 3ª linha. A boca situa-se um pouco abaixo desta linha. A 4ª linha coincide com o traçado do queixo. Note que essas medidas variam conforme se muda a inclinação (perspectiva) do ovo.

tecnicas do desenho ( como fazer uma boca )

A boca constitui elemento muito importante da arquitetura do rosto. Ajuda a definir toda a expressão da figura humana.

Para iniciar o desenho, tome por base a linha interlabial (ou seja, a que fica entre o lábio superior e o inferior). Delimite em seguida, com linhas auxiliares que acompanham a curvatura do rosto, o espaço que a boca deve ocupar. Assim você estabelece a localização e a perspectiva desse elemento.




Trace em seguida a borda inferior e as comissuras (as junções) dos lábios. As demais linhas não devem ser muito marcadas, pois a forma e o volume do desenho resultarão mais da diferença de tonalidade ou de cor entre a boca e a pele do resto da face.Na construção da boca, o lábio superior é formado por três partes, e o inferior por duas.




A condição básica do desenho dos lábios consiste na forma curva do conjunto. Quanto à boca feminina, você deve se preocupar também com a coloração ou o volume.










Os lábios superiores são menos carnudos que os inferiores. Quando a linha que separa o lábio superior do inferior é bem marcada e ligeiramente voltada para baixo, a expressão resulta tristonha. Já uma linha quase sem curvatura endurece o desenho da boca, dando um ar de determinação. Lábios voltados para cima indicam alegria.
Nos lábios masculinos, procure ressaltar apenas a linha interlabial e as comissuras.














Note, pelos desenhos desta página ou por observação direta de um modelo, que a pele dos lábios não é lisa, mas sim ligeiramente gretada. Esse efeito não é difícil de conseguir. Por outro lado, se você não empregar tal recurso, prejudicará a naturalidade.



Evite, ao desenhar a boca, os detalhes dos dentes. Basta um ligeiro esboço da arcada dentária, quando os lábios estiverem entreabertos.



A boca constitui um elemento muito importante da arquitectura do rosto. Ajuda a definir toda a expressão da figura humana.